Rede Marista oferece certificação gratuita em proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
O curso está com inscrições abertas e será oferecido na modalidade híbrida pela PUCRS
A cada 15 minutos, uma criança é abusada no Brasil. Entretanto, apenas 7% dos casos de exploração sexual infantil são denunciados. Esses dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, reforçam a importância de desenvolvermos ações de proteção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens a fim de mudarmos essa realidade. Para contribuir com a formação de educadores, profissionais da área da saúde ou que atuam na rede de proteção, a Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista e a Escola de Direito da PUCRS promovem a certificação em Proteção, cuidado e manejo com a criança e o adolescente vítima de violência sexual.
O curso é gratuito e será oferecido na modalidade híbrida, sendo que no ato da inscrição o estudante deve escolher se quer fazer a aula presencial na PUCRS, todas as quartas-feiras, das 19h às 20h30, ou na modalidade de Ensino à Distância (EAD) com aulas transmitidas ao vivo na plataforma Zoom. A certificação terá uma carga horária de 9 horas aula divididas em seis encontros de 1h30 com aulas expositivas.
Abordagem interdisciplinar
A certificação tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as abordagens de intervenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo estratégias de avaliação, identificação, prevenção e tratamento para as vítimas, a partir de abordagens psicossociais, fluxos de encaminhamentos e políticas integradas na rede de proteção. Além disso, os estudantes terão acesso a pesquisas e práticas atuais no âmbito da saúde, assistência social, educação, segurança pública e sistema de justiça que abordam essa temática no Brasil.
Entre os docentes estarão: a promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do MPRS, Luciana Cano Casarotto, a doutora em Direito e integrante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/RS Gabriela Teixeira, a médica psiquiatra do Hospital São Lucas da PUCRS Gibsi Rocha, a psiquiatra forense Lisieux Elaine Telles, o agente federal integrante do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal no RS Luiz Walmocir Jr. e a psiquiatra da Infância e Adolescência Vanessa Schaker.
As inscrições para a certificação estão abertas no site da universidade e as aulas iniciam no dia 31/5. Saiba mais informações aqui.