“Nos comprometemos a ser proativos para assegurar que o Instituto Marista, em todos os níveis, esteja em conformidade com os mais altos padrões de proteção à criança, para que todas as nossas obras sejam seguras e amigas da criança.

O Instituto continua empenhado em prevenir e responder ao abuso de crianças e pessoas vulneráveis. Nosso desejo é assegurar que todos os espaços de atuação marista tenham uma cultura em que a proteção de crianças e pessoas vulneráveis contra o abuso esteja inserida no pensamento e na prática cotidiana de todos os Irmãos, Leigos e colaboradores. Estamos empenhados em nutrir o bem-estar de todas as crianças e jovens que passam em nossos espaços, respeitando sua dignidade, garantindo sua segurança e protegendo-os de danos, exploração e abuso”.


Ir. Ken McDonald
Conselheiro-Geral do Instituto Marista 

“Em nosso horizonte, temos como objetivo ser uma instituição referência evangelizadora em educação, solidariedade, promoção e defesa da vida e dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, respondendo aos desafios contemporâneos. Essa premissa ganha potência em cada um dos nossos espaços de missão: Colégios, Unidades Sociais, Universidade (PUCRS), Hospital São Lucas, Instituto do Cérebro do RS e na presença na Região Amazônica.

Assim, voltamos o olhar para as origens da nossa instituição e nos fortalecemos nos valores maristas capazes de transformar duras realidades. Esse foi o ensinamento deixado por nosso fundador, São Marcelino Champagnat, quando nos propôs criar ambientes educativos sadios, onde as crianças, adolescente e jovens pudessem se desenvolver na sua totalidade. O Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente tem essa grande missão de ser um espaço formativo par que todos os nossos Irmãos, educadores e colaboradores possam se qualificar sobre os diferentes aspectos dessa temática que é tão cara para a nossa instituição. Que possamos todos agir de forma responsável ao lado daqueles que mais necessitam de proteção para seu desenvolvimento”.


Ir. Inacio Etges
Presidente da Rede Marista 

A defesa de direitos das crianças, adolescentes e jovens deve ser uma pauta de todos. Enquanto Centro Marista, promovemos iniciativas para que esse tema ganhe destaque em todos os nossos espaços de missão e possa ser refletido coletivamente. Acreditamos que é fundamental propor iniciativas de impacto social, especialmente pertinentes em meio às vulnerabilidades agravadas pelas desigualdades social e econômica. Nos sentimos corresponsáveis e comprometidos com medidas de prevenção às violações de direitos e a formação continuada de colaboradores para o fortalecimento da proteção integral infantojuvenil.

Nesse sentido, o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente amplifica sua presença, agora também no digital, buscando práticas em sinergia com uma sociedade em constante transformação e cada vez mais online. Esse novo canal tem como propósito dar visibilidade para ações, campanhas, parcerias com outras instituições, notícias, formações, cursos e pesquisas acadêmicas na área”.


Ir. Sandro Bobzyk
Coordenador do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente