A importância da prevenção para o enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes
Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente elaborou cartilha com perguntas e respostas sobre violência sexual infantojuvenil
A violência sexual é uma das formas mais graves de violação dos direitos de crianças e adolescentes, envolvendo violência física, moral e psíquica, com consequências devastadoras e traumas duradouros. Não há dúvidas que essa forma de violência compromete o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. A prevenção é, portanto, fundamental para combater esse fenômeno. Mas como podemos efetivamente prevenir a violência sexual?
A violência sexual muitas vezes ocorre dentro de casa, tornando a prevenção um desafio. No entanto, políticas intersetoriais eficazes, envolvendo saúde, educação e assistência social, podem fazer a diferença.
A educação para o cuidado e prevenção da violência na infância, nesse sentido, é uma importante ferramenta para que as crianças conheçam seu corpo e saibam reconhecer quando sua privacidade é violada. Medidas educativas, apropriadas e desenvolvidas em lugares de proteção, fazem com que as crianças tenham mais chances de relatar situações de abuso a um adulto de confiança.
Desde pequena a criança deve:
- Conhecer seu corpo;
- Aprender a diferenciar toques agradáveis e bem-vindos de toques invasivos e desconfortáveis;
- Aprender que ninguém tem o direito de tocar suas partes íntimas;
- Aprender para quem pedir ajuda caso sejam tocados nas partes íntimas.
É fundamental investir na prevenção e proteção das crianças e adolescentes para garantir seu desenvolvimento saudável. Isso as ajuda a crescer de forma segura e autônoma.
Acesse em nosso site: Como prevenir.
Acesse também nossa cartilha e compartilhe: Diálogo para o Enfrentamento (Edição atualizada, 2025).