Notícias

LABGIM PASSA A INTEGRAR A RECRIA

A Rede reúne dez instituições que desenvolvem pesquisa sobre a relação da mídia com crianças e adolescentes

O Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias da PUCRS (LabGim) passa a integrar a Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria). O grupo, fundado em março de 2021, reúne pesquisadores de oito Estados do Brasil e, também, de Portugal que se dedicam aos estudos em comunicação sobre as relações das crianças e dos adolescentes com a mídia.

A rede busca fomentar, a partir do olhar da comunicação, estudos, formações e atividades de extensão sobre modos como os mais jovens são representados pela mídia e sobre os usos que fazem dos diversos suportes e linguagens midiáticas. Para Juliana Tonin, coordenadora do LabGim, estar presente nesse grupo de pesquisadores é muito importante para trazer novas perspectivas para os estudos desenvolvidos na PUCRS: “essa iniciativa dinamiza o movimento de conexões acadêmicas diversas e qualificadas, contribuindo com a missão do LabGim de melhorar a comunicação na vida das crianças e adolescente por meio da pesquisa científica e ação social”, explica.

O Irmão Sandro Bobrzyk, coordenador do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, reforça que o LabGim é um importante projeto que busca transformar a vida das crianças e dos adolescentes através da pesquisa acadêmica e da interação social. "A parceria com o Centro de Promoção busca coletar evidências, qualificar o trabalho em Rede e as entregas junto as unidades Maristas. Apesar de tenra idade, o Projeto goza de uma credibilidade ímpar, que foi aceito para integrar a Rede Recria", afirma o Irmão, que finaliza parabenizando o Laboratório: "Parabéns LabGim! Reforçamos o nosso compromisso e parceria de lutar pelos mesmos propósitos".

 

Conheças as instituições que compões a Recria:
• CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (NOVA – Portugal)
• Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura (Universidade Feevale)
• Epistemologia do diálogo social (ECA-USP)
• ESC – Ética na Sociedade de Consumo (UFF)
• LabGim – Laboratório de Pesquisas da Comunicação nas Infâncias (PUCRS)
• LabGrim – Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (UFC)
• NUPEJOR – Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (UFRGS)
• OPSlab – Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade (UFMT)
• PHiNC – Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo (UFPE)
• Sociedade mediatizada: processos, tecnologia e linguagem (PUC – Campinas)

Conheça mais detalhes sobre as pesquisas desenvolvidas pelo LabGim e apoiadas pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Clique aqui.