Notícias

Quase 40% de crianças brasileiras usam IA em busca de companhia, diz estudo

Dados alertam para os riscos presentes no ambiente digital para menores de 18 anos

Quase 40% dos pais brasileiros afirmam que seus filhos já usaram aplicativos de inteligência artificial em busca de companhia e apoio emocional, segundo uma pesquisa divulgada pela Norton, empresa especializada em cibersegurança.

Os dados são do Relatório 2025 Norton Cyber Safety Insights: Connected Kids, que ouviu 1.001 adultos de maneira on-line entre 30 de abril e 8 de maio de 2025. Na pesquisa, o uso de "pais" se refere àqueles que tem filhos menores de 18 anos.

Cerca de 67% dos pais disse que seus filhos usam o ChatGPT, e cerca de 64% deles acreditam que a IA pode trazer benefícios para a aprendizagem e criatividade.

E embora a maior parte dos pais (88%) tente controlar o tempo de tela de seus filhos, 58% admitem que as crianças conseguem contornar ou burlar esses limites e usam os aparelhos eletrônicos por mais tempo que o permitido – com 36% tendo descoberto isso através de uma confissão dos próprios filhos e 24% tendo descoberto isso por conta própria.

Os entrevistados também relataram já ter flagrado seus filhos envolvidos em comportamento de risco no ambiente digital, como: usando dispositivos depois da hora de dormir (39%), acessando sites bloqueados (17%), assistindo a conteúdo explícito (14%) e até mesmo praticando cyberbullying (6%).

Cyberbullying

Os dados do estudo também revelam que 14% dos pais brasileiros afirmam que seus filhos já foram vítimas de bullying no ambiente on-line.

Dentre estes casos, 40% dos entrevistados disseram que o agressor era um colega de escola de seus filhos. Segundo a pesquisa, o cyberbullying pode ocorrer em diversas plataformas diferentes: Instagram (43%), jogos online (41%), Facebook (39%), Tiktok (26%), salas de bate-papo online (21%) e Discord (19%), entre outras.

Fonte: CNN Brasil